quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O Mar Estava Lindo, Mas Não Estava Para Peixes...

Mais uma quinta-feira para a equipe Pesca Potiguar significa mais um dia de pescaria. Às 5:00 da manhã já estávamos na praia, que por sinal estava linda, em busca de Pampos, Carapebas e Xaréus. Mas beleza não significa facilidade e a corrente da maré estava bastante intensa, nos atrapalhando bastante, e as chumbadas não estavam resistindo, todas paravam na beira.
.
Logo no início da pescaria dois pescadores nativos nos avisaram da forte corrente que o mar estava proporcionando, mas como estávamos naquele "vício" de pescar continuamos até as 10:30h. Ivan Fernando, que mais uma vez compareceu, ainda pegou 3 pequenos peixes: um Coró, um Bagre e um Baicú. Yuri Cesar também não ficou no zero e pegou um pequeno Coró e um Micro-Barbudinho. Nicolas Nanico e Nilton Júnior aproveitaram a praia mas não conseguiram pegar nada.
.
Porém, a equipe Pesca Potiguar aproveitou a praia, a pescaria e o convívio dos participantes e não tem nada a reclamar dessa quinta-feira maravilhosa que nos proporcionou essa vista perfeita (vide as fotos abaixo). Na realidade essa pescaria nos serviu para acreditar cada vez mais no ditado: "uma dia é da caça e outro é do caçador". Por isso, temos o prazer de informar aos amigos peixes de todo o mundo que a equipe Pesca Potiguar não tem nada a perder e o mar todo a ganhar, pescadores de todo o mundo uni-vos...



Linda manhã em Cotovelo-RN, infelizmente sem muitas possibilidades de pescaria.


Resultado: 2 Corós e 1 Barbudo.









.
.
Yuri Cesar demonstrando seu Corozinho...

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

"Trairando" na Lagoa do Bonfim (Pesca Noturna)

A lagoa do Bonfim está localizada no município de São José de Mipibú-RN e tem uma história muito legal para a equipe Pesca Potiguar. Dois dos componentes da equipe possuem casa na área da lagoa, mas nunca tinhamos feito uma pescaria no ambiente graças as inúmeras constatações de que não era possível pegar peixes com molinete na lagoa, a única forma possível seria com rede de espera.
.
Mas como diz o ditado: "tabus existem para serem quebrados". Nesse intuito a equipe Pesca Potiguar seguiu para Bonfim no pensamento positivo para pegar "Tilápias e Tucunarés". Quando chegamos na lagoa tivemos a notícia que Tucunarés só são possíveis pela manhã e que Tilápias só com rede de espera. Bom, mesmo assim fomos para luta. Depois de algumas técnicas com chicotes com bóias de flutuação decidimos usar chumbadas mais pesadas e aguardar as fisgadas. Quando estávamos quase desistindo a água da lagoa nos "trairou", eis que surgiu uma linda Traíra na linha de Yuri Cesar, emoção total e tabu quebrado. Infelizmente a chuva nos impediu de continuar brincando, mas valeu e como valeu.
.
Nesta pescaria apenas Yuri Cesar e Nilton Júnior estavam em ação, mas Nicolas Nanico estava presente para dar aquela força moral. No dia seguinte era aniversário do moleque, então a equipe Pesca Potiguar deseja uma feliz aniversário ao mascote do time. "sardinha, sardinha, sardinha...".
.
Valeu Nanico, essa Traíra é pra você, beijo na bunda e até segunda...

Lagoa do Bonfim: Noturnamente Linda.










A traíra ainda na linha...........................................................Olha o bicho.

Yuri Cesar quebrando os tabus da Lagoa do Bonfim.

Carapeba Graúda para Premiar a Pescaria

Acordar às 4:00h da matina, em plena quarta-feira, é mesmo coisa de pescador. Mas, se vier peixe não temos do que reclamar. Esse foi o destino da equipe Pesca Potiguar na quinta-feira (10/02/2011) na bela praia de Cotovelo-RN. Mais uma vez saímos de casa para pegar um peixe de tamanho razoável.

Logo no início da manhã apareceram alguns Corós e Pampos, mas bastante pequenos. Infelizmente a maré não nos ajudou e passamos o resto da manhã praticamente no zero. Foi quando Nilton Júnior sentiu um bom peso na sua vara, a expectativa foi muito grande para que um belo Pampo estivesse na linha, mas infelizmente se tratava de um Baiacú Pintado que foi rapidamente devolvido ao mar, valeu a emoção da puxada. Já no fim da manhã, aos 45 minutos do segundo tempo, a maré nos premiou com uma linda Carapeba que caiu na linha de Ivan Fernando, que estava mais uma vez ajudando nossa equipe com sua experiência.

Nesta manhã todos os integrantes da equipe Pesca Potiguar estavam presentes e ainda contamos com a ilustre companhia de Ivan Fernando (pai do Nanico).



Ivan Fernando aproveitando a manhã e sua Skol gelada (exibindo sua vara nova que ganhou de amigos em B.H.).
















Nilton Júnior e seu Baiacú Pintado.


Nicolas Nanico preparando seu equipamento para mais um arremeço.
.

.


A bela Carapeba ainda na linha (essa valeu a pescaria).















Andrei exibindo a Carapeba...........................Nossa pescaria mais uma vez rendeu um belo almoço.

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pescaria de Fim de Semana em Cotovelo-RN

Decidimos de última hora ir para Cotovelo, uma vez que o Nicolas Nanico estava lá com seu pai (Ivan Fernando), pescador de velhos tempos. Juntamos as coisas e saímos para a batalha. Desta vez Andrei decidiu não ir (tinha que terminar uma artigo para o mestrado), perdeu a brincadeira que foi bastante proveitosa.

Descemos para a praia de umas 15:30h mais ou menos. Logo no primeiro arremeço Yuri Cesar pegou um Corozinho para dar esperança a pescaria. Mas depois disso, demorou bastante para bater peixe.

Depois de um tempo de paciência, Nilton Júnior pegou um Pampo bem bonito que deu alegria mais uma vez a pescaria. Porém, mais uma vez tivemos que passar um tempo bem razoável sem sentir nem uma fisgadinha.

Já no fim da pescaria, quase anoitecendo, Yuri Cesar pegou um Bagre Amarelo grandinho que foi rapidamente devolvido. Foi uma pescaria bem razoável que contou com a presença marcante de Cristiano Lobato e Ivan Fernando, assim como dos componentes da equipe Pesca Potiguar: Nicolas Nanico, Yuri Cesar e Nilton Júnior.

Yuri Cesar com o Corozinho.
Cristiano Lobato colocando a isca e ao fundo Ivan Fernando lançando.

Nilton Júnior com seu Pampo.
O Pampo de Nilton Júnior.
No fim, o Pampo se transformou em um belo almoço.

Primeira Pescaria da Equipe

Foi uma experiência muito proveitosa. Eramos totalmente iniciantes, sabiamos mais ou menos como colocar uma isca no anzol e como realizar um lançamento com um molinete. Não tinhamos idéia do que era um "chicote".

A solução foi contactar alguns amigos que já possuiam experiência. Um amigo de Nilton Júnior nos ajudou nas montagens do equipamento e na preparação dos primeiros chicotes. (Valew Haendel, graças a você surgiu a equipe "Pesca Potiguar").

Bom, depois de todo o esforço inicial fomos a luta. Praia de Cotovelo-RN foi o primeiro "point". Logo no início achamos que seria muito difícil pegar alguma coisa, já que a maré batia muito, para nós iniciantes. Mas, começamos... Para a nossa surpresa os peixes começaram a aparecer, mesmo que pequenos.

Neste dia eramos quatro: Yuri Cesar, Nilton Júnior, Andrei de Lima e Nicolas Nanico.

No fim da pescaria, tinhamos conseguido 13 peixes entre pequenos corós, pampos e barbudos. Foi uma pescaria bastante positiva para iniciantes, mas ficou o gostinho de pegar uma amostra de tamanho maior. Quem sabe nas próximas...


Andrei e algumas amostras da pescaria.












Nicolas Nanico e suas "sardinhas".
(Piada interna).
.
.
.
.
.
Nilton Júnior com um dos peixinhos..................................Yuri Cesar com todos os pequeninos.


A equipe "Pesca Potiguar" curtindo o pós-pesca na piscina.